segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O MAIOR CACHORRO DO MUNDO!!!


IRISH WOLFHOUND



Um Irish de apenas um ano e meio, "perigosamente" está sozinho em casa. Esqueceram a porta da cozinha aberta... Prato cheio para fazer uma arte!...
"Hummmmmmmm, as uvas sobre a mesa parecem estar deliciosas. Ninguém vai se importar se eu experimentar umazinha... Estão boas mesmo. Vou pegar só mais uma... só mais uma... só mais uma...".
E foi assim que Max, na minha ausência, deixou a casa de pernas para o ar. Quando voltei da rua, encontrei cobertores espalhados pelas escadas, trilhas de papel higiênico pela casa toda e muita, muita bagunça. "Max chegou a comer um pedaço do meu livro de matemática, razão pela qual, ele sempre foi muito bom em cálculos". Contudo, o mais curioso do "dia da arte", é que Max comeu todas as uvas e deixou as ramas".
Imaginando a cena, pode se ter a visão errônea de que o Irish é estabanado e exageradamente arteiro. Tranqüilize-se. "Festas" como essa não são freqüentes. O Irish, quando filhote, gosta muito de brincar, mas com a idade aprende a se comportar com bastante facilidade.
A raça é extremamente inteligente. Isso pode ser constatado através do seu relacionamento com crianças. "O Irish tem consciência do seu tamanho, da sua força. Quando uma criança chega perto dele para brincar, ele limita-se a deitar, sentar, lamber, demonstrando carinho. Não tenta nenhuma manifestação mais efusiva, pois sabe que pode machucá-la. Já com a criança "espoleta", simplesmente sai de perto, mudando de lugar, enquanto a pestinha insistir em mexer com ele".
Para quem não tem nem idéia do tamanho de um Irish, há registros de que na Idade Média, extrapolando qualquer limite, um exemplar chegou a medir 1,20m na cernelha. Esse foi um caso excepcional, mas os cães adultos dessa raça, normalmente não medem menos do que 90 cm. Max, nosso cão arteiro, media 96 cm.
"O Irish Wolfhound é um cão dócil, amável, obediente, muito alegre, festeiro, sensível, ciumento, e avesso a violências e agressividades". "Pela sua força, não aconselho que seja adestrado para guarda, pois num ataque, pode matar uma pessoa. Contudo, pelo seu próprio porte avantajado, já inibe tentativas de qualquer tipo de agressão".
Da mesma maneira que Max, o Irish dedica-se muito ao dono. Aliás, sempre elege um indivíduo da casa como seu guia. Entretanto, ama a todos, inclusive os que não moram na casa, e mais, nunca se esquece dos amigos. "Max foi adestrado para pista e companhia quando tinha aproximadamente seis meses. Aos dez anos, ainda reconhecia seu adestrador e fazia a maior festa quando o via".
Para quem pensa que ter um cão desse tamanho dá muito trabalho, engana-se redondamente. O Irish não exige nenhum cuidado especial. "Quando ele ainda é filhote, pode precisar de uma alimentação mais reforçada, com muito leite, vitaminas, carne, legumes e cereais, e durante a fase de crescimento, que vai até dois anos, tem apetite "bastante desenvolvido". Contudo, ao atingir a fase adulta, come menos do que um Pastor Alemão. Por ser um galgo, cão de caça, tem o estômago pequeno e não se alimenta com mais de um quilo de ração por dia".
Quanto à relação de espaço x tamanho, não há problema algum. "Muitos pensam que para se ter um Irish é necessário possuir uma fazenda, ou pelo menos uma casa que tome todo quarteirão. Isso não é verdade, na medida em que, para ele, basta ficar perto do dono.
Na minha casa o quintal é relativamente grande. Porém, Max nunca deu bola para esse espaço. Ficava sempre na porta da cozinha esperando a permissão para entrar. Ao sinal verde, ficava no meu pé o dia inteiro".
Max era um cão de uma paciência de Jó. Aliás, essa constitui uma das principais características da raça. Afeiçoa-se em especial às crianças, talvez até por traduzirem sua personalidade infantil. Como marca registrada do Irish, detesta violência. Diante de situações suspeitas, prefere latir e nunca atacar, permanecendo sempre à espera do dono.
Ainda hoje é utilizado como cão de caça nos países onde a raça é desenvolvida, principalmente na Europa.
O Irish é o maior e o mais alto dos cães Hounds. Na aparência geral lembra muito o Greyhound, como por exemplo no formato das orelhas e nas pernas longas e fortes. Apresenta pelagem áspera e dura, corpo bastante musculoso e graciosamente construído. A cabeça e o pescoço são portados altos. A cauda é ligeiramente curvada para cima. A altura e o peso mínimo dos machos deve ser de 81 cm e 54,5 Kg, e das fêmeas, de 76 cm e 48 Kg; isto para exemplares com mais de 18 meses de idade. Apesar do grande porte, o Irish Wolfhound possui movimentos fáceis e ativos e é notável por combinar poder, força e rapidez. As cores reconhecidas são cinza, tigrado, vermelho, preto, branco puro, dourado-claro ou qualquer outra cor que apareça no Deerhound.



Fonte:( angelfire.com)